Manchetes do dia – 5.12.2025

Vermelho – Após os primeiros dois anos de governo Lula, o Brasil registrou, no final de 2024, o menor nível já observado de pobreza e extrema pobreza desde o início da série histórica do IBGE. A proporção de pessoas em extrema pobreza caiu de 4,4% para 3,5%, uma redução de 1,9 milhão de brasileiros vivendo com menos de US$ 2,15 por dia. Já a pobreza recuou de 27,3% para 23,1%, retirando 8,6 milhões de pessoas dessa condição.

Jornal GGN – Se você já abriu a fatura do cartão, tentou financiar um eletrodoméstico ou entrou no cheque especial e teve a impressão de que o sistema financeiro está sempre contra você, essa percepção não é um delírio, mas a consequência de um modelo construído ao longo de décadas para beneficiar quem já está no topo e transferir riscos e custos para o resto da população. Nas últimas décadas, o crédito deixou de ser um instrumento de desenvolvimento e passou a funcionar prioritariamente como uma engrenagem de lucro do setor financeiro.

Outras Mídias – A busca por técnicas agrícolas menos agressivas ao ambiente e o interesse dos consumidores por alimentos com menos resíduos químicos têm impulsionado a produção nacional de insumos de origem biológica, chamados de bioinsumos. Novos produtos à base de microrganismos (bactérias ou fungos), que combatem pragas ou deixam o solo mais favorável ao crescimento de cultivos agrícolas, vêm sendo lançados, muitas vezes apoiados por centros de pesquisa.

Jornal GGN – Felipe Bueno: reivindicando relevância mas à sombra dos movimentos de Donald Trump, os principais líderes do continente, por outro lado, bobos não são, e depois de quase quatro anos, sabem que o day after pode ser o início de uma condição não vista desde a Guerra Fria, para não falar nos conflitos prévios dos séculos XIX e XX.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 5.12.2025

Deixe um comentário