Manchetes do dia – 20.11.2025

Hora do Povo – Relatório do bolsonarista Guilherme Derrite é aprovado na Câmara dos Deputados, mas com uma importante derrota ao não conseguirem qualificar as facções criminosas como terroristas, o que abriria espaço para o intervencionismo externo. Proposta final, entretanto, mantém tentativa de esvaziamento da Polícia Federal. O projeto original, de autoria do governo Lula, pretende modernizar o marco legal brasileiro de enfrentamento às organizações criminosas, aí incluídas as chamadas milícias, promovendo alterações em seis normas em vigor.

Hora do Povo – Segundo a Polícia Federal, também foram apreendidos carros de luxo, obras de arte e relógios. Ao todo, seis pessoas foram presas até o momento. Somente na casa de Augusto Lima a PF encontrou R$ 1,6 milhão em dinheiro vivo. Na noite anterior à prisão, o banqueiro tentou despistar a Polícia Federal anunciando que tinha vendido o Banco Master para o grupo Fictor Holding Financeira, uma empresa dos Emirados Árabes Unidos. Não houve tempo. Com a liquidação do banco, o negócio foi automaticamente suspenso.

Vermelho – Os golpistas que planejaram o assassinato de Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes para produzir uma ruptura democrática e manter Jair Bolsonaro (PL) no poder foram condenados por unanimidade pela Primeira Turma do STF. O chamado núcleo 3 é formado por nove militares — parte integrante dos “kids pretos”, grupo de elite do Exército — e por um agente da Polícia Federal. O grupo foi denunciado pelas “ações mais severas e violentas” da organização criminosa que tentou um golpe de Estado.

Outras Mídias – A eleição de Zohran Mamdani, um deputado estadual socialista e muçulmano, de 33 anos, para a prefeitura de Nova York, a capital mundial do mercado financeiro e o espaço onde Donald Trump, que implorou para que os eleitores não votassem em Mamdani, construiu seus negócios no setor imobiliário e encarnou, seja como empresário, seja como político, os interesses de um dos lobbies mais poderosos do país, não é fato qualquer.

Agora no Brasil e o mundo

A escrava

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 20.11.2025

Deixe um comentário