Manchetes do dia – 10.11.2025

Hora do Povo – Trata-se da decisão final do STF (Supremo Tribunal Federal), que por unanimidade, no âmbito da Primeira Turma, manteve a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de 6 aliados envolvidos no “núcleo 1” da trama golpista. Votaram pela rejeição o relator Alexandre de Moraes e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. Luiz Fux não participou, pois foi transferido para a Segunda Turma da Corte após ter votado anteriormente pela absolvição de Bolsonaro.

Vermelho – O prefeito de Florianópolis (SC), Topázio Neto (PSD), deu mais uma demonstração de como os bolsonaristas são despudoradamente preconceituosos. Sua mais nova “sacada” foi criar um posto de “controle migratório” na rodoviária da capital catarinense. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta semana, o bolsonarista explica, com ares de naturalidade, que a prefeitura instalou a estrutura para “garantir o controle de quem chega”. E acrescenta que se a pessoa “chegou sem emprego e local para morar, a gente dá a passagem de volta”.

Hora do Povo – O governo neoliberal de Meloni tenta aprovar Orçamento com cortes de recursos para Saúde, Educação e Transporte, além de ataques a direitos trabalhistas. Em comunicado conjunto, a Confederação dos Comitês de Base (Cobas) e a União Sindical de Base (USB) ressaltaram que o protesto “não é apenas uma luta salarial, mas uma defesa do Estado social contra a lógica dos cortes e a privatização do público”, sublinhando que o Manovra 2026 impõe uma nova rodada de arrocho, limitando o investimento público e favorecendo o setor privado em áreas estratégicas como saúde, educação e transporte.

Hora do Povo –  “A Rússia demonstra solidariedade inabalável com a Venezuela e está preparada para responder de maneira adequada aos pedidos de Caracas, levando em conta tanto os desafios existentes quanto os potenciais. O mais importante agora é evitar qualquer escalada e promover soluções construtivas para os problemas existentes, com respeito ao direito internacional. No contexto da situação atual, mantemos contato contínuo e estreito com nossos amigos venezuelanos”. (Maria Zakharova)

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 10.11.2025

Deixe um comentário