Manchetes do dia – 28.10.2025

Vermelho – Durante o evento, Ivo Herzog, filho do jornalista e presidente do conselho do IVH, fez um discurso contundente contra a impunidade dos agentes da ditadura. Ele cobrou a retomada da ADPF que questiona a interpretação dada pelo STF à Lei da Anistia de 1979 — e que está há mais de oito anos sob relatoria do ministro Dias Toffoli. “O que falta é a investigação das circunstâncias dos crimes cometidos, o indiciamento dos autores e o julgamento pelo nosso Judiciário.”

Hora do Povo – Os presidentes Lula e Trump se reuniram na Malásia. O encontro se deu após uma elevação da tensão entre os dois países, fruto da decretação unilateral pelos EUA de sobretaxas a produtos brasileiros, de sanções contra autoridades brasileiras e uma intromissão indevida de Trump nos assuntos internos do Judiciário brasileiro. A maneira firme e altiva com que o Lula lidou com as chantagens e do governo norte-americano ao Brasil fez com que o ocupante da Casa Branca se sentasse para iniciar as negociações cobradas pelo governo brasileiro.

Hora do Povo – Conselho da Paz cancelou a marcha de tochas, que realiza tradicionalmente pelas ruas de Oslo no dia da entrega do Nobel da Paz, devido ao histórico de crimes contra a democracia venezuelana cometidos por Corina Machado, premiada este ano com apoio de Trump e apaniguados. A decisão, segundo o comunicado divulgado à imprensa, não afeta a condição da notória golpista como ganhadora do prêmio, que foi oficialmente concedido pelo Comitê Norueguês do Nobel, órgão independente responsável pela escolha dos laureados.

Vermelho – Hoje, a China é o maior exportador e o segundo maior importador do mundo, um dos principais provedores de crédito líquido do mundo e o mais importante parceiro comercial de mais de 160 países. Ou seja, o futuro de sua economia influencia diretamente as estruturas de oferta e demanda de todo o mundo. O atual e mais importante passo, o de se tornar líder mundial em tecnologias sensíveis e, simultaneamente, alcançar a autossuficiência econômica e tecnológica, é um marco para toda a humanidade e o Sul Global.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 28.10.2025

Deixe um comentário