Vermelho – O desafio é manter o povo mobilizado para enfrentar e vencer o bloqueio que o consórcio da direita e da extrema impõe à pauta de interesses do Brasil e dos direitos do povo. Nesse sentido, foi uma vitória a aprovação da Medida Provisória que cria o Programa Agora Tem Especialistas, com a meta de ampliar o acesso do povo a serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da oferta de prestadores privados em troca de redução de tributos federais.
Jornal GGN – Ion de Andrade: uma série de manobras políticas e legislativas vêm tentando obstruir o papel do Judiciário na garantia da Constituição Federal por meio de três frentes interligadas: (a) a tentativa de instituir uma “blindagem” para parlamentares (já enterrada); (b) a articulação por uma anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023; e (c) a proposta de redução das penas, vulgarmente conhecida como dosimetria que está em discussão.
Outras Mídias – A gratificação para policiais civis de 10 a 150% para apreensão de armas e neutralização de inimigos é uma emenda feita ao projeto de Projeto de Lei 6.027/25 enviado pelo governador Cláudio Castro (PL) para reestruturação da Polícia Civil. A medida está sendo amplamente questionada: para Jacqueline Muniz, essa gratificação funciona como uma licença para matar e impedir o trabalho de investigação policial.
Hora do Povo – Em reunião organizada pela central sindical italiana (USB), os representantes da Espanha, França, Grécia, Chipre, Marrocos e da Alemanha se fizeram presentes, de acordo com o site de notícias Politico. Eles defendem interromper completamente o fluxo de armas e munições para Israel. Um dos assuntos abordados é o apoio dado por eles para a Flotilha Global Sumud, que está a caminho de Gaza para romper o cerco israelense e levar ajuda humanitária para os palestinos. Recentemente o comboio de mais de 50 barcos foi alvo de ataques com drones em águas gregas.





Um comentário em “Manchetes do dia – 29.9.2025”