Manchetes do dia – 27.9.2025

Hora do Povo – Carlos Pereira: foi a arrogância e a truculência de Trump, o czar americano, que acendeu a fogueira da consciência. Por experiência própria, o povo identificou, num piscar de olhos, o inimigo principal e a extrema importância da unidade nacional. A luta de classes “nação versus imperialismo” entra em nova fase. Não há lógica para um país de dimensões continentais, com a maior floresta tropical do mundo, com 8.500 km de litoral, com riquezas minerais ilimitadas, tenha milhões vivendo na miséria.

Fundação Maurício Grabois – De forma prematura, o processo de industrialização nacional promovido pela Revolução de 1930 foi interrompido pelas regressivas reformas neoliberais instaladas a partir de 1990. Com isso, as características principais da sociedade urbana e industrial – ainda incompleta – que havia sucedido o longevo e primitivo agrarismo há cem anos passaram a dar lugar a outra estrutura social dos serviços hiperconectada por tecnologias de informação e comunicação.

Jornal GGN – As 10.167 empresas com 100 ou mais pessoas ocupadas, pertencentes às Indústrias extrativas e de transformação, utilizaram informação em formato digital. Dentre essas empresas, 9.054 (ou 89,1%) utilizaram pelo menos uma das tecnologias digitais avançadas investigadas pela pesquisa: Análise de Big data; Computação em nuvem; Inteligência artificial; Internet das coisas; Manufatura aditiva, e Robótica. O percentual de Inteligência Artificial (41,9%) em 2024 não foi o maior, mas teve o maior crescimento: 25 pontos percentuais acima de 2022.

Sputnik – A eletricidade representou 22% do total, sendo que 88,2% dessa energia veio de fontes limpas. O bagaço da cana foi a segunda principal fonte usada, com 21,3%. Também aparecem o licor preto (9%), a lenha (8,8%), o carvão mineral (11,9%), o gás natural (9,4%), o carvão vegetal (4%), o óleo combustível (1,3%) e outras fontes (12,3%). Em alguns setores da indústria, aqueles onde a energia é um insumo fundamental, o consumo aumentou. O destaque foi para mineração e pelotização, que cresceram 8,4%.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 27.9.2025

Deixe um comentário