
A eficácia diz respeito ao atingimento de um objetivo esperado, por exemplo, contruir uma estrada de ferro que permita o escoamento de extração mineral da mina à siderúrgica que irá processar os minérios. Eficiência é fazer a obra com o mínimo esforço.
Assim, se os trilhos da obra requerem importação do componente ou o traçado envolver desvio da rota mais curta, a engenharia do projeto será eficaz, mas não eficiente. No entanto, se assegurados os quesitos de segurança e custo mínimo, mas não houver energia para movimentar o trem, a empreita poderá até ser eficiente, mas não será eficaz.
A efetividade é a combinação de eficácia e eficiência, ou seja, fazer o que é certo do jeito certo, com o impacto desejado. No caso em tela, permitir o transporte rápido do material entre os pontos de origem e destino sem desperdícios na obra e na operação da rota em si.
A efetividade é própria da capacidade humana de fazer as coisas bem feitas e aplica-se a todas as esferas da vida consciente, das atividades domésticas às transformações econômicas e sociais, sempre, é claro, com os efetivos cuidados com as pessoas e o meio ambiente.
Nossos agradecimentos à Dra. Marcia Cruz pela ilustração. A psicóloga é autora, entre outros de Terapia Online, Sìndrome do Ninho Vazio, Afinal, o que é ter uma criança ferida dentro de si e Procrastinação.

Um comentário em “Efetividade = eficácia + eficiência”