Manchetes do dia – 12.9.2025

Vermelho – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou deflação de 0,11% em agosto. Esse é o primeiro resultado negativo desde agosto de 2024 (-0,02%) e o mais intenso desde setembro de 2022 (-0,29%), segundo o IBGE. No acumulado do ano, a inflação soma 3,15% e, em 12 meses, 5,13%, levemente abaixo dos 5,23% registrados nos 12 meses anteriores.

Sputnik – O tarifaço fez com que o governo do Brasil tomasse uma série de medidas para garantir a comercialização de produtores rurais afetados pelas altas tarifas estadunidenses. Desde à agricultura familiar a grandes exportadores para os Estados Unidos, os esforços vêm buscando minimizar as perdas atuais e futuras, oriundas da taxação de 50% de vários produtos brasileiros, desde 6 de agosto.

Engenharia pela Democracia – Quem afirma é Milena Braga Romano, diretora-presidente da Eletra Industrial, empresa de capital nacional sediada em São Bernardo do Campo, dedicada há 30 anos à tecnologia de tração elétrica. O grupo originário da Eletra tem 115 anos de trabalho em operações de ônibus no Brasil.

Jornal GGN – O influenciador e ativista conservador Charlie Kirk morreu após ser baleado durante evento na Utah Valley University, em Orem, Utah. Ele tinha 31 anos. Fundador do grupo Turning Point USA e importante aliado do ex-presidente Donald Trump, Kirk foi atingido no pescoço por disparos feitos por um homem em uma construção próxima, a cerca de 180 metros do palco onde falava. Socorrido às pressas e submetido a cirurgia, não resistiu ao ferimento.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 12.9.2025

Deixe um comentário