Grabois – A proclamação da independência do Brasil é fruto de um prolongado, complexo, contraditório e singular processo histórico que resultou na conquista do direito à autodeterminação do povo brasileiro e na sua auto-organização política em um território de proporções continentais com identidade nacional única. É um marco a ser celebrado por todos os que sonham e lutam por um Brasil de progresso social, soberano e democrático.
Jornal GGN – Romeu Romi, aos 97 anos, era da segunda geração de controladores das Indústrias Romi, empresa que ainda mantém reputação internacional no setor de máquinas e equipamentos. Em 1948 lançou o Toro, o primeiro trator de concepção totalmente nacional. Em 1956 lançou o Romi-Isetta, o primeiro carro produzido em série no país. De 1960 a 1972 a empresa transformou-se em uma das maiores produtoras mundiais de tornos.
Sputnik – Pesquisadores chineses das universidades de Tsinghua e Beihang anunciaram o desenvolvimento do que afirmam ser o menor e mais leve robô sem fio do mundo. Com design inspirado em peças de Lego, o microrrobô é capaz de mudar de forma para se locomover tanto em terra quanto no ar, o que o torna promissor para uso em ambientes complexos, como operações de resgate em desastres naturais. O diferencial do robô está em seu “atuador morfável”.
Outras Palavras – Albert Einstein (1879–1955), alemão de origem judaica, Prêmio Nobel de Física de 1921, entusiasmou-se nos anos 20 e 30 do século passado com o projeto judaico de criar um lar na Palestina após ver o avanço imparável do antissemitismo em seu país e na Europa. Mas acreditava enxergar no sionismo algo muito diferente do que ele realmente foi.





2 comentários em “Leituras de domingo – 7.9.2025”