Manchetes do dia – 3.9.2025

Agência Sindical –  Ailton Fernandes: “os homens são sujeitos que agem de forma coletiva.” Essa frase do historiador inglês E. P. Thompson, que produziu um estudo valioso sobre a organização dos trabalhadores na Inglaterra após a Revolução Industrial, é ilustrativa de uma ação que o Sindicato dos Professores de São Paulo, o SinproSP, realizou em julho deste ano: celebrou Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com o Sindicato dos Estabelecimentos e Mantenedores de Escola de Educação Infantil de São Paulo, o Semeei, entidade patronal que representa escolas de educação infantil na cidade de São Paulo.

Hora do Povo – A Justiça do Trabalho responsabilizou uma das maiores corporações capitalistas do mundo por crimes cometidos durante o período da ditadura empresarial-militar brasileira. A multinacional alemã Volkswagen foi condenada a pagar R$ 165 milhões por danos morais coletivos pela exploração sistemática de trabalho escravo na Fazenda Vale do Rio Cristalino, no sul do Pará, entre 1974 e 1986, onde centenas de trabalhadores terceirizados foram submetidos a condições análogas à escravidão. A fazenda, conhecida como “Fazenda Volkswagen”, operava com financiamento da Sudam.

Outras Palavras – O Vale do Silício funciona com base na novidade. Ele é sustentado pela busca do que Michael Lewis uma vez chamou de “a nova novidade”. A internet, o smartphone, as redes sociais: a nova novidade não pode ser um ajuste modesto nas margens. Ela tem que transformar a raça humana. Os incentivos econômicos são claros: uma empresa que populariza uma invenção que quebra paradigmas pode ganhar muito dinheiro. Mas também há algo maior em jogo.

Sputnik – A morte de Ariel Lubliner está sendo analisada pelas autoridades como um possível caso de “fogo amigo”. Segundo uma apuração inicial do Exército israelense, o sargento teria sido atingido por um disparo feito por engano por um companheiro de farda. O falecimento de Lubliner foi comunicado pelo ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, por meio de uma publicação na rede social X. Segundo ele, o militar brasileiro foi chamado para servir após os ataques promovidos pelo Hamas em 7 de outubro de 2023.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 3.9.2025

Deixe um comentário