Manchetes do dia – 21.8.2025

Hora do Povo– O ministro sinalizou punição a quem transgredir a decisão. “Desse modo, ficam vedadas imposições, restrições de direitos ou instrumentos de coerção executados por pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País, bem como aquelas que tenham filial ou qualquer atividade profissional, comercial ou de intermediação no mercado brasileiro, decorrentes de determinações constantes em atos unilaterais estrangeiros”, afirma.

Vermelho – “No momento em que o nosso país está sob grave ataque de agentes estrangeiros, de sabotadores de dentro do nosso próprio país, mais uma vez nós temos que nos colocar na linha de frente da defesa da soberania nacional e da democracia”, disse a nova presidente da entidade, a estudante de Letras do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Bianca Borges.

Sputnik – A versão final do projeto de lei do governo Lula para regulamentar as big techs segue critérios semelhantes aos adotados pelo STF em decisão que alterou o Marco Civil da Internet. No entanto, o texto legislativo obtido pela Folha de S.Paulo, amplia o escopo ao incluir responsabilidade objetiva das plataformas, além de abordar fraudes on-line e proteção infantil no ambiente digital. Diferente de propostas anteriores, o projeto não trata do combate à desinformação, tema sensível para a oposição.

Hora do Povo – A informação de que três destróieres dos EUA com mísseis guiados Aegis chegariam à costa da Venezuela como parte de um suposto esforço contra os cartéis de drogas latino-americanos, confirmada no dia seguinte pela porta-voz do governo Trump, gerou reações, com a presidente do México Claudia Sheinbaum repelindo o “intervencionismo”, o governo de Cuba pedindo “respeito à zona de paz declarada pela CELAC”, e o presidente Nicolás Maduro lembrando que a Venezuela é um território livre de plantações ou laboratórios de drogas e que “nenhum império vai tocar seu solo sagrado.”

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 21.8.2025

Deixe um comentário