Hora do Povo– O diretor de Política Monetária, Nilton David, posicionou-se sobre um dos assuntos mais caros para os países que integram o BRICS: a redução da dependência do dólar nas transações do comércio internacional. O mais novo vira-latas a sair do armário aponta entraves para a desdolarização e aposta abertamente na hegemonia da moeda americana, como a ampliação do uso de medas locais e sistemas próprios de pagamento; o bloco não reunirá força suficiente para quebrar a hegemonia do dólar.
Hora do Povo – “Faremos o que é certo: receberemos a acusação, analisaremos as provas e quem deve ser condenado será condenado, e quem deve ser absolvido será absolvido”, disse o ministro em entrevista ao Washington Post. “De forma alguma recuaremos naquilo que precisamos fazer. Digo isso com total tranquilidade”, declarou ao jornal norte-americano. Alexandre de Moraes explicou que os processos seguem o devido processo legal e suas decisões são revisadas e mantidas por colegiados no STF. “Cento e setenta e nove testemunhas já foram ouvidas”, citou.
Vermelho – As ações acusam o deputado de quebra de decoro parlamentar e de atentar contra a soberania nacional ao articular, a partir dos Estados Unidos, sanções contra autoridades brasileiras e contra a economia nacional. O PT acusa Eduardo de manter uma campanha difamatória no exterior contra o Brasil e contra o STF. Já o PSOL sustenta que o deputado se colocou como “agente contrário ao interesse nacional” ao articular, junto ao governo de Donald Trump, sanções contra o país com o objetivo de forçar uma anistia a Jair Bolsonaro e aos golpistas de 8.1.2023.
Construir Resistência – Sabemos que o país ainda sente o trauma do ataque de 7 de outubro, com mais de mil assassinatos. Apesar disso, 10% da população foi às ruas em protesto – como observaram alguns, equivalente a 21 milhões de brasileiros manifestando-se contra algo gravíssimo: recusam-se a compactuar com as políticas canalhas do atual governo e insistem na construção de um futuro melhor. Esse empenho merece reconhecimento, não minimização.



