Manchetes do dia – 14.8.2025

Hora do Povo – O governo dos Estados Unidos acaba de divulgar um relatório em que afirma que a situação dos direitos humanos no Brasil se deteriorou. “Relatório” contra o Brasil é pura provocação. Arbítrio está comendo solto nos EUA. Caçada a imigrantes, chantagens à universidades, demissão de juízes e promotores, prisão de estudantes e até sumiço, à la Hitler, de moradores de rua estão ocorrendo. Sem falar do apoio aos crimes hediondos em Gaza.

Hora do Povo – O vídeo publicado pelo youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, ultrapassou 34 milhões de visualizações e provocou uma reação em cadeia no Congresso, no governo e na sociedade civil. A denuncia da chamada “adultização” — a exposição de crianças a comportamentos, práticas e responsabilidades típicas de adultos — e revela como o funcionamento dos algoritmos e o modelo de negócios das plataformas digitais, as chamadas “Big Techs” favorecem a disseminação e monetização desse tipo de material, abrindo espaço para crimes como pedofilia e exploração sexual infantil.

Jota – Andréia Vargas: o Sistema Financeiro é grande, sofisticado, organizado, lucrativo e altamente poderoso. Por negociarem a poupança popular, certos tipos de instituições financeiras precisam ser reguladas e fiscalizadas com devido cuidado e rigor. Afinal, crises financeiras podem impactar a economia real. Boa regulação e boa supervisão são essenciais para se evitar crises sistêmicas. A supervisão do Sistema Financeiro Nacional desempenhada pelo Banco Central, vem, há longo tempo, sendo considerada uma das melhores do mundo.

Carlos Albérico de Medeiros – O tabuleiro geopolítico mundial passa por uma transformação profunda, com a emergência de uma ordem multipolar que desafia a hegemonia ocidental capitaneada pelo império estadunidense. Anwar Ibrahim indicou o caminho: “Aqui, levantamos uma voz pelo multilateralismo, pela colaboração. Trabalhamos com países do Sul, mas ainda nos engajamos com países do Norte como amigos nesta nova aliança”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 14.8.2025

Deixe um comentário