Manchetes do dia – 12.8.2025

Hora do Povo – A atividade industrial de São Paulo, o maior parque industrial do país, recuou 0,6% em junho em relação a maio, livre de influências sazonais. O estado foi a principal influência negativa, no cômputo da atividade industrial no país, que nesse mês obteve uma variação de apenas 0,1%, após recuar -0.6% em abril e no mês de maio. A produção paulista acumulou uma perda de 3,4% em três meses seguidos de taxas negativas, conforme Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada pelo IBGE.

Hora do Povo – O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, destacou o esforço nacional de “fortalecer a soberania marítima e ampliar os pilares do desenvolvimento do país”. Ao participar do lançamento da Fragata “Jerônimo de Albuquerque”, a segunda do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), no porto de Itajaí (SC), ele destacou o papel estratégico da indústria naval para a soberania e o desenvolvimento do Brasil.

CTB – O documento rechaça a ingerência imperialista dos EUA em assuntos internos do Brasil e sustenta que a soberania nacional é inegociável: “O Brasil não deve e não vai se curvar às chantagens e pressões da Casa Branca. É hora de uma ampla unidade democrática e popular para defender a soberania nacional, rechaçar as pressões imperialistas, denunciar e desmascarar os traidores da pátria, procurando isolar a extrema direita bolsonarista.”. Adilson Araújo foi reconduzido à presidência da Central.

Vermelho – No diálogo, os líderes trataram dos resultados da visita de Estado empreendida por Modi ao Brasil em julho e conversaram sobre o cenário econômico internacional e a imposição de tarifas unilaterais pelos norte-americanos. Conforme a nota divulgada, ambos “reafirmaram a importância em defender o multilateralismo e a necessidade de fazer frente aos desafios da conjuntura, além de explorar possibilidades de maior integração entre os dois países.”

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 12.8.2025

Deixe um comentário