Manchetes do dia – 7.8.2025

Hora do Povo – Os bolsonaristas invadiram os plenários para exigir rendição do Brasil aos EUA. Eles agiram como agentes de um governo estrangeiro que está atacando e prejudicando a economia do país. Como verdadeiros marionetes do governo dos Estados Unidos, que impôs unilateralmente um tarifaço de 50% aos produtos brasileiros, eles desrespeitaram a autoridade dos presidentes Hugo Motta e David Alcolumbre e ocuparam as mesas da Câmara e do Senado, impedindo votações de temas importantes para o país.

Jornal GGN – O presidente Lula participou da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, mais conhecido como Conselhão, em que defendeu a soberania do país e a dinamização das parcerias comerciais. Ele também adiantou que evitaria falar sobre Trump, que anunciou uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil aos EUA, apesar de fazer um discurso sobre soberania. 

Engenharia pela Democracia – É legítima e justa a pretensão de todas as nações constituídas nesta nossa casa comum que nominamos Terra buscarem o seu desenvolvimento econômico e social, no sentido de proporcionar uma vida melhor para o povo de seus respectivos territórios. O que é inadmissível é buscar fazê-lo com o sacrifício da humanidade. O Brasil não pode, nem deve, se submeter à chantagem daquele que se intitula “xerife do mundo”. Precisa romper as amarras da dependência econômico-financeira com o estrangeiro e trilhar o seu próprio caminho para o desenvolvimento sustentável, baseado em projeto nacional nesse sentido.

InfoMoney – Milhares de pessoas se reuniram nesta quarta-feira (6), em Hiroshima, no Japão, para lembrar os 80 anos do lançamento da primeira bomba atômica da história. O ataque foi realizado pelos Estados Unidos em 6 de agosto de 1945, às 8h15 da manhã, como parte da estratégia para forçar a rendição do Japão e encerrar a Segunda Guerra Mundial. A explosão matou cerca de 78 mil pessoas instantaneamente e transformou a cidade em um marco da destruição nuclear.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 7.8.2025

Deixe um comentário