Hora do Povo – A maioria dos brasileiros considera corretas as medidas cautelares impostas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo o uso de tornozeleira eletrônica. Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados aprovam a decisão do Supremo, mesmo percentual daqueles que afirmam acreditar que Bolsonaro pretendia sair do País antes de ser julgado pelo Supremo, pela tentativa de golpe de Estado.
Vermelho – Em edição extra do Diário da Câmara da última quarta-feira (30), o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) convocou os novos deputados, já diplomados, para a posse como titular. Além de Marcivânia, assumiram o mandato Paulo Lemos (PSOL-AP), André Abdon (Progressistas-AP), Aline Gurgel (Republicanos-AP), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Rafael Bento (Podemos-RO) e Tiago Dimas (Podemos-TO). Perderam os mandatos Gilvan Máximo (Republicanos-DF), Augusto Puppio (MDB-AP), Lebrão (União-RO), Lázaro Botelho (PP-TO), Professora Goreth (PDT-AP), Silvia Waiãpi (PL-AP) e Sonize Barbosa (PL-AP).
Jornal GGN – O Departamento do Tesouro dos EUA aplicou sanções ao ministro Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky, sob acusações de violação dos direitos humanos no contexto do julgamento de Jair Bolsonaro (PL). As medidas contra Moraes vieram acompanhadas de tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, anunciadas pelo governo dos EUA como retaliação indireta. Na imprensa europeia, o tom dominante foi de alerta à escalada diplomática e ao uso inédito da Lei Magnitsky contra um magistrado latino-americano.
Sputnik – As tarifas de 25% sobre automóveis fabricados no México seguem afetando duramente a indústria automobilística do país, apesar das tentativas da presidente Claudia Sheinbaum de negociar concessões com os Estados Unidos. Embora o México tenha recebido um alívio temporário com a suspensão de tarifas para produtos exportados sob o Acordo Estados Unidos–México–Canadá, os carros prontos seguem taxados separadamente, o que tem gerado insegurança das montadoras e investidores.




Um comentário em “Manchetes do dia – 4.8.2025”