Manchetes do dia – 18.7.2025

Jornal GGN – Luís Nassif: alertei para a principal ameaça sobre a soberania brasileira: a expansão dos meios de pagamentos ligados às Big Techs, como Apple Pay, Google Pay, Amazon Pay. Em caso de tentativa de Donald Trump de implantar as moedas privadas, ou de expandir o dólar, bastaria trocar as moedas transacionadas nos cartões de crédito dessas empresas. A ameaça de Trump ao PIX confirma essa suspeita. E traz um componente novo para a discussão sobre a autonomia do Banco Central.

Sputnik – Costa Filho destacou que o chamado “tarifaço” não atinge apenas a economia brasileira, ao penalizar o emprego no setor exportador, mas também prejudica produtores americanos, como ocorre nos Estados Unidos. Ele enalteceu a postura “estadista” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lidar com a crise e sublinhou que “o emprego não é de direita, de esquerda ou de centro. O emprego é do povo brasileiro”. E Simone Tebet celebrava um novo acordo com a China para desenvolver um corredor intermodal ligando o Brasil ao Pacífico.

Vermelho – O texto conjunto da Câmara de Comércio dos EUA — entendida como a maior organização empresarial do mundo — e a Câmara Americana de Comércio para o Brasil — a maior entidade do gênero fora dos EUA — pedem que os governos dos dois países se engajem nas negociações sob o risco de “causar danos graves a uma das relações econômicas mais importantes dos EUA, além de estabelecer um precedente preocupante.”

Vermelho – A inflação voltou a acelerar nos Estados Unidos em junho e já reflete o impacto da guerra tarifária conduzida por Donald Trump. O índice de preços ao consumidor subiu 0,3% no mês e atingiu 2,7% em doze meses — maior nível desde fevereiro. A alta, concentrada em combustíveis, alimentos, brinquedos e eletrodomésticos, acompanha o repasse de custos provocado pelas tarifas sobre produtos importados da China, do México, da União Europeia e também do Brasil.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 18.7.2025

Deixe um comentário