Manchetes do dia – 15.7.2025

Economistas pela Democracia – Nesse contexto de perde-perde e de radicalização, Lula vai desistir da austeridade fiscal propugnada pelo Haddad? Vai desistir da negociação da isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil que vai requerer concessões?  Ou vai conseguir o Decreto do IOF, com contingenciamento orçamentário, cortes de renúncias fiscais para 2026, reforma administrativa para super salários, aprovação da isenção de IR com outras formas de compensação?

Hora do Povo – A produção industrial brasileira sofreu um recuo de 0,5% no mês de maio deste ano em relação abril, na série com ajuste sazonal. Dos 15 locais pesquisados, nove deles apontaram taxas negativas. Mato Grosso (-7,0%), Bahia (-3,7%) e Amazonas (-3,3%) tiveram os recuos mais intensos. Em São Paulo, um dos maiores e mais diversificados parques industriais do país, no acumulado de janeiro a maio, a queda foi de 0,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Jornal GGN – A União Europeia tenta se posicionar como o ponto central de um novo mapa do comércio global, em meio à busca por parceiros mais confiáveis – assim como muitos dos parceiros comerciais dos Estados Unidos. Na última semana, Trump impôs ao bloco de 27 países uma tarifa de 30% em suas importações a partir de 1º de agosto. Em resposta, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, destacou que vão manter as negociações, e retaliar a cobrança caso seja necessário.

Hora do Povo – Um míssil israelense atingiu um ponto de distribuição de água em Gaza. O médico Ahmed Abu Saifan, do Hospital Al-Awda, relatou que seis das vítimas fatais eram crianças que estavam coletando água no local. A escassez de água em Gaza atinge níveis críticos, com a falta de combustível paralisando usinas de dessalinização e sistemas de saneamento. A população depende cada vez mais de pontos de distribuição improvisados para obter água potável, aumentando a exposição a riscos.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 15.7.2025

Deixe um comentário