O futuro tem partido!

A Secretária de Organização do PCdoB, Nádia Campeão, apresentou a terceira e conclusiva parte do Projeto de Resolução Política do 16º Congresso, versando sobre o revigoramento partidário.

Tendo por base a complexa situação internacional e as duas tarefas para o Brasil de hoje, previamente apresentadas, a dirigente concentrou sua atenção ao reposicionamento e revigoramento do Partido, com vista ao novo período de acumulação de forças que lhe demanda um papel dirigente na emancipação nacional, com vista ao socialismo.

Nádia qualificou o PCdoB:

Partido do socialismo, revolucionário, proletário, patriótico, defensor dos direitos do povo, da soberania nacional e das liberdades democráticas.

Ante o ressurgimento do neofascismo, do avanço das tecnologias de informação e comunicação e da guerra cultural, dos riscos ambientais do planeta e dos impactos produzidos no modo de produção capitalista e nas relações do trabalho, é preciso travar a luta de ideias, ao lado das disputas eleitorais, sindicais e sociais.

Para dar conta de todas as tarefas, é necessária a aplicação dialética dos três fatores de acumulação de forças – lutas institucional, ideológica e social, sob uma direção nacional coesa. O trabalho de revigoramento não é espontâneo, exige organização para produzir frutos.

A nova organização do trabalho enseja atuação partidária não somente nas sedes das empresas, mas também nos bairros de residência e outros espaços de convivência social dos trabalhadores, servindo-se também das redes sociais para a mobilização sindical.

O PCdoB entende que a bandeira do socialismo permite ampliar e diversificar o trabalho com a juventude. Campeão apontou a frente estudantil como prioritária, em vista da acumulação de forças já experimentada nessa seara, mas os jovens trabalhadores e aqueles dedicados às frentes cultural, ambiental e midiativista merecem também a atenção partidária. Filiar jovens ao partido e dedicar atenção à União da Juventude Socialista e à Juventude Pátria Livre, com vista à unidade de ação e futura unificação, estão entre as medidas que se espera ver tomadas.

Concluindo a exposição, um chamado:

Estar com o povo, lutar junto com o povo!

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

3 comentários em “O futuro tem partido!

Deixe um comentário