Vermelho – Paulo Nogueira Batista : Gabriel Galípolo e os demais indicados pelo presidente Lula para o comando do Banco Central ainda não disseram a que vieram. São economistas competentes e, pelo que se sabe, de orientação econômica menos ortodoxa. Mas até agora pouco mudou – talvez nada. Visto de fora, é como se o Banco Central continuasse a ser presidido por Roberto Campos Neto – com a diferença de que o governo agora não tem mais o bode expiatório.
Hora do Povo – “Serão medidas pontuais. Não dá nem para chamar de pacote”. A dupla incongruência – de isentar as big techs dos Estados Unidos e ao mesmo tempo cortar gastos sociais – foi anunciada dentro da discussão sobre a meta de cumprir o arcabouço fiscal. “Em junho do ano passado, nós fizemos uma série de medidas para o cumprimento da meta e este ano também estamos identificando alguns gargalos e problemas, tanto do ponto de vista da despesa quanto da receita, e vamos apresentar para o presidente”.
Diário do Centro do Mundo – Em 2025, a previsão é que as famílias nordestinas movimentem R$ 1,515 trilhão, representando 18,59% do consumo nacional, enquanto o Sul ficará com 18,51%. Essa mudança de posição entre as regiões é influenciada por diferentes fatores. As enchentes no Rio Grande do Sul afetaram negativamente sua economia, enquanto o Nordeste tem se beneficiado de programas sociais, reajustes no salário mínimo, investimentos em energia renovável e crescimento do turismo.
A Terra é Redonda – Comparar o sistema financeiro americano com o chinês ignora as peculiaridades de cada sistema. O sistema financeiro chinês é fechado e com controle cambial, todas as variáveis monetárias são controladas pelo Banco Central chinês, bem diferente do sistema norte americano, onde fluxo de capitais é totalmente livre.




Um comentário em “Manchetes do dia – 20.5.2025”