Engenharia pela Democracia – Na madrugada de 9 de Maio de 1945, em Moscou, assim narrou o radialista soviético Yuri Levitan o acontecimento: “Atenção, aqui fala Moscou! Em 8 de maio de 1945, em Berlim, representantes do comando alemão assinaram o ato de rendição incondicional das Forças Armadas Alemãs. A Grande Guerra Patriótica, travada pelo povo soviético contra os invasores fascistas, foi vencida. A Alemanha está completamente derrotada”.
Hora do Povo – O Brasil se orgulha de ter participado desta grande epopeia junto com os soviéticos e demais aliados. É por isso que o presidente Lula está neste momento em Moscou, representado o Brasil, para a grande parada militar comemorativa dos 80 anos da vitória dos aliados sobre os nazistas. O Brasil foi o único país sul-americano que enviou tropas para as batalhas contra a Wehrmacht na Europa. 900 Pracinhas deram a vida pela Humanidade.
Vermelho – Ana destacou que, apesar de os soviéticos serem vistos como “ameaça comunista” por muitos países na época, foi fundamental sua atuação para derrotar o projeto de expansão nazista. Ela lembrou que a rendição da Alemanha não apenas encerrou a 2ª Guerra Mundial, mas também redefiniu a ordem mundial, levando a arranjos econômicos e políticos que seguem impactando o planeta até hoje.
Sputnik – Elas determinaram o resultado da Segunda Guerra Mundial por meio de vitórias incondicionais nas grandes batalhas de Moscou e Stalingrado, na Batalha de Kursk e no Dniepre, pela coragem dos defensores de Belarus, que foram os primeiros a enfrentar o inimigo, pela firmeza dos participantes na defesa da fortaleza de Brest e Mogilev, Odessa e Sevastopol, Murmansk, Tula e Smolensk.




2 comentários em “Manchetes do dia – 11.5.2025”