Manchetes do dia – 2.5.2025

Jornal GGN – O indicador fechou o primeiro trimestre em contração de 0,4%, revertendo o crescimento de 2,4% visto no último trimestre de 2024. A queda, a primeira registrada desde 2022, coloca os Estados Unidos à beira da recessão técnica, estabelecida por dois trimestres de resultado negativo. Economistas afirmam que boa parte da queda foi impulsionada pelo aumento nas importações, enquanto empresas e consumidores se preparavam para a imposição das tarifas pelo atual presidente norte-americano.

Sputnik – “Vamos recuperar nosso quintal” é uma expressão que retoma um dos princípios da política do Big Stick, período entre os séculos XIX e XX marcado pelas intervenções políticas, diplomáticas e militares dos Estados Unidos contra os países da América Latina. Ao criticar a influência chinesa sobre o canal do Panamá — alvo de ataques de Trump nos últimos meses e até ameaças de retomada de controle —, Pete Hegseth, afirmou que Obama “deixou a China tomar toda a América do Sul e Central com sua influência econômica e cultural.

Outras Mídias – “Podemos pensar em dois tipos de consequências: uma mais imediata e outras que têm a ver com o projeto de sociedade idealizado por esses líderes do Vale do Silício – esses ‘capitães da indústria da informação’. No curto prazo, esse tipo de experimento permite um controle maior sobre os dados”, descreve Evangelista. “O Hackathon que o Musk está propondo é para construir mais ferramentas de manipulação desses dados, o que não necessariamente significa acesso direto a eles.”

Sputnik – O fim da Guerra do Vietnã (1959–1975) completa 50 anos nesta quarta-feira (30). Em 30 de abril de 1975, o conflito foi declarado oficialmente encerrado, após 16 anos de confrontos entre tropas norte-americanas e o Exército do Vietnã do Norte. Antes da guerra, o Vietnã, hoje reunificado, era dividido em dois países, de zonas de influências distintas: Vietnã do Norte, que tinha como capital Hanói e era apoiado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS); e Vietnã do Sul, que tinha como capital Saigon e era apoiado pelos EUA.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 2.5.2025

Deixe um comentário