Economistas pela Democracia – Fraga defendeu o congelamento dos aumentos reais do salário mínimo por seis anos, sob o argumento de que o sistema previdenciário brasileiro estaria em situação “explosiva”. Fraga e seus pares evitam tocar no verdadeiro problema fiscal brasileiro: o sistema de juros altos, a política monetária que favorece banqueiros, e os privilégios tributários de grandes fortunas e corporações. Em vez de enfrentar esses interesses, preferem mirar o salário mínimo – o principal instrumento de distribuição de renda e combate à desigualdade no Brasil.
Hora do Povo – Allan Kardec e Alberto Garcia: a discussão sobre a existência de recifes de corais na bacia da Foz do Amazonas tem suscitado acalorados debates entre cientistas, formuladores de políticas públicas e ativistas. As imagens submarinas apresentadas no estudo mostram um cenário marcado por sedimentos lamacentos e biota distribuída dispersa e esparsamente, em uma configuração bem diversa de algumas imagens de recifes exuberantes divulgadas na internet e entendidas como recifes de corais.
Outras Palavras – Viana Braz constatou a existência de ao menos 54 plataformas de microtrabalho em operação no Brasil, sendo que 29 abarcavam microtarefas de geração, anotação ou verificação de dados para aprendizado de máquina, o que indica que o Brasil constitui uma das principais reservas de mão de obra desse mercado na América Latina. Mas quem são, afinal, os trabalhadores brasileiros que atuam nessas plataformas?
Vermelho – Dois dias depois de o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciar explicitamente que os EUA iriam “retomar o seu quintal”, referindo-se à América Latina e o Caribe, uma fraude escandalosa na eleição presidencial do Equador impede a vitória da candidata da Revolução Cidadã, Luiza Gonzalez, em favor do extremista de direita, Daniel Noboa. E uma coisa está claramente ligada à outra.




Um comentário em “Manchetes do dia – 17.4.2025”