Manchetes do dia – 24.3.2025

Hora do Povo – O destino político da deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) começou a ser selado, no caso no qual a parlamentar se tornou ré por porte ilegal de arma na véspera do segundo turno da eleição presidencial de 2022. O ministro-relator Gilmar Mendes, no voto apresentado, na segunda-feira, defendeu que a parlamentar seja condenada a 5 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal. E, ainda, a perda do mandato parlamentar.

Vermelho – O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o mais antigo em atividade no país, vai completar 103 anos de luta pela democracia e o socialismo. Para celebrar a data e a trajetória dos comunistas, centenas de militantes, das mais diversas gerações, reuniram-se, no auditório da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco (FCAP), no Recife, para a abertura do Encontro Regional do Nordeste.

Jornal GGN – Pesquisa da Fundação SOS Mata Atlântica coletou dados em 112 rios durante o ano de 2024, em 14 estados com incidência de Mata Atlântica, e percebeu ligeira piora e estagnação em alguns pontos, e poucos registros de melhora, restritos a projetos pioneiros, além de um aumento pequeno mas sensível de pontos em que a qualidade das águas foi considerada ruim.

Sputnik – Um tribunal da Turquia ordenou a prisão de Ekrem Imamoglu, o prefeito de Istambul, suspeito de corrupção. Além disso, o tribunal ordenou uma verificação de acordo com o artigo sobre incentivo ao terrorismo, do qual Imamoglu também é suspeito. Imamoglu compareceu ao tribunal e testemunhou por cinco horas, de acordo com a mídia local. O prefeito de Istambul é considerado no país como um possível rival do presidente Recep Tayyip Erdogan nas próximas eleições presidenciais, marcadas para 2028.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 24.3.2025

Deixe um comentário