Hora do Povo – Com três meses após o prazo, o projeto de lei do Orçamento de 2025 (PLN 26/24) foi aprovado pelo Congresso Nacional. Dessa forma, o governo poderá dispor do total dos recursos aprovados para este ano. Até então, ele só podia gastar, mensalmente, 1/12 do valor definido para o ano todo. Dos R$ 5,7 trilhões aprovados nos gastos do orçamento, R$ 2,2 trilhões representarão o teto de gastos primários. O restante será usado para pagamentos de juros, rolagem e amortização da dívida pública.
Jornal GGN – Luís Nassif: tudo começou com o suspeito Tribunal de Contas da União (TCU) abrindo um procedimento em vista do déficit da Previ em um período de 10 meses do ano passado. Na privatização da Vale do Rio Doce, a Previ adquiriu uma participação expressiva, por determinação do então governo Fernando Henrique Cardoso. Pelo peso da Vale em sua carteira, sofre oscilações dependendo das cotações internacionais do minério. No ano passado, as cotações despencaram, caiu o preço da Vale e caíram os valores da carteira da Previ. Mas no ano anterior houve lucro.
Hora do Povo – Somente o ministro André Mendonça, indicado por Jair Bolsonaro para a Corte, votou a favor dos pedidos para afastar Moraes e Dino. O placar final foi 9 votos contra e somente 1 a favor, o de Mendonça. Já nos pedidos para afastar Zanin o placar foi 8 a 0. A argumentação apresentada pelos bolsonaristas foi acatada por André Mendonça, que disse que Alexandre de Moraes deveria ser impedido porque era um dos alvos do “Punhal Verde e Amarelo”, que previa assassinatos para manter Bolsonaro no poder.
Sputnik – A destruição da estação de bombeamento de gás em Sudzha pela Ucrânia faz parecer que o governo ucraniano tem controle limitado sobre os militares ucranianos e controle limitado ou nenhum sobre as forças do Batalhão Azov (organização terrorista proibida na Rússia). “Acho que o Azov, assim como muitos grupos militares eficazes, violentos e nacionalistas, desrespeita os políticos em seus princípios, como comprometidos e traficantes duplos.”, ressaltou Kwiatkowski.




Um comentário em “Manchetes do dia – 22.3.2025”