Manchetes do dia – 21.3.2025

Vermelho – Este é o segundo aumento sob o comando de Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e reitera a preocupação com a persistência inflacionária no país. Também é o quinto aumento consecutivo, atingindo o mesmo patamar que havia sido reduzido gradualmente desde 2016. O encarecimento dos juros impacta diretamente o crédito e os serviços financeiros, tornando empréstimos pessoais, financiamentos imobiliários e veículos mais caros. Além disso, empresas enfrentam custos crescentes para acessar linhas de crédito.

Jornal GGN – O Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) manteve as taxas de juros do país inalteradas na faixa entre 4,25% e 4,50% pela segunda reunião consecutiva, mas sinalizam que as preparações para enfrentar uma inflação mais alta e um crescimento mais lento já foram iniciadas. A pausa no ciclo de ajustes está em vigor desde janeiro, após uma sequência de cortes realizados no final de 2024 que reduziram os cuistos de empréstimos em um ponto percentual.

Grabois – Sociólogo e ex-diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz registrou o contexto de profundas mudanças que acontecem no âmbito do Mundo do Trabalho, em particular as mudanças tecnológicas que alteram as condições de trabalho. Autor de “O Algoritmo e o Capital: ensaios introdutórios à economia digital”, o professor de comunicação Kenzo Soares apresentou dados do projeto Fairwork que demonstram que o Brasil possui as piores condições de trabalho de plataforma do mundo.

Sputnik – O órgão norte-americano publicou mais de 80 mil páginas de documentos anteriormente confidenciais sobre o assassinato de Kennedy em 1963, após uma ordem executiva do presidente Donald Trump para aumentar a transparência. Um dos relatórios inéditos revelou que a CIA forneceu apoio financeiro secreto para eleições em diversos países europeus e organizou protestos em massa na América Latina, inclusive no Brasil, que na mesma época viveu o golpe que levou à ditadura militar.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 21.3.2025

Deixe um comentário