Manchetes do dia – 13.3.2025

Hora do Povo – O ex-ministro do Trabalho, Brizola Neto, respondeu nesta segunda-feira (10) à provocação do bilionário Rogério Xavier, sócio da SPX, um dos maiores fundos de investimentos do Brasil, contra seu avô, o ex-governador Leonel Brizola. O especulador afirmou ter desejado a morte do ex-governador Leonel Brizola. “O seu arroubo de sinceridade – misto de escárnio e de desapreço pela vida humana, comum entre os seus pares, sanguessugas que são do povo brasileiro – não me surpreende”, disse Brizola Neto, em nota pública.

Hora do Povo – “Tenho muito orgulho de olhar para o Zema e dizer que nunca houve um presidente que investiu tanto em Minas Gerais.” Em seu discurso, Lula também criticou o cenário deixado pela gestão anterior, dizendo que o país havia “acabado”, assim como a indústria naval, a indústria automobilística e os programas sociais. “Alguém se lembra quanto cresceu a economia no governo passado? Alguém aqui tem conhecimento de alguma obra feita pelo governo passado aqui no estado de Minas Gerais?”

Hora do Povo – “Faltam apenas 19 meses para a disputa eleitoral que pode definir a reeleição de Lula. A cada dia que passa fica ainda mais urgente uma mudança significativa na definição da política econômica do governo. A manutenção da obsessão haddadiana com a austeridade fiscal cega e burra tem corroído a base popular de apoio ao governo. Trata-se de uma verdadeira ilusão essa tentativa permanente de agradar o povo da Faria Lima em detrimento do atendimento das reais necessidades da grande maioria da população”.

Vermelho – Num cenário de instabilidade pós-pandemia e risco de recessão em diversas regiões da União Europeia, o G7 (grupo das principais nações desenvolvidas) estagnou. Em média, esses sete países – Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Inglaterra, Itália e Canadá – cresceram apenas 1,7% em 2024. Já na China, a alta do PIB (Produto Interno Bruto) foi três vezes maior: 5%. O Vietnã avançou ainda mais: a estimativa é de uma alta acumulada de 7,1%.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 13.3.2025

Deixe um comentário