Jornal GGN – Luís Nassif: está havendo uma enorme confusão nessa insistência para o Banco Central utilizar instrumentos macroprudenciais para controlar a inflação. Esses instrumentos são, por exemplo, requisitos de capital adicionais dos bancos, limites de exposição ao crédito, políticas de provisões dinâmicas etc.
Hora do Povo – Integrante da equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou que “novas reformas da Previdência terão de ser feitas”. Embora reconhecendo que não é uma “solução fácil” sobre o assunto, Ceron abordou o envelhecimento da população, a redução do número de famílias e a consequente queda na contribuição (previdenciária) como fatores que induzem à uma nova reforma.
Jornal GGN – Milei tem conduzido a economia argentina por um caminho de desmonte do Estado, desregulamentação selvagem e ataques aos direitos sociais e trabalhistas, aprofundando a recessão, a desigualdade e a instabilidade econômica. A suposta estabilização da inflação, amplamente exaltada por seus defensores, nada mais é do que a repetição de políticas desastrosas de supervalorização do peso, historicamente responsáveis por sucessivas crises no balanço de pagamentos do país.
Sputnik– A Chevron exporta cerca de 240.000 barris por dia de petróleo bruto da Venezuela, representando mais de um quarto da produção de petróleo do país. O fim da licença significa que a Chevron não poderá mais exportar petróleo bruto venezuelano. As notícias sobre a Venezuela desencadearam um desmonte após a recente liquidação em meio às negociações de cessar-fogo no conflito ucraniano. A compra potencial da Reserva Estratégica de Petróleo dos EUA também apoiou o mercado, com o WTI sendo negociado perto de seu nível mais baixo em mais de dois meses.





2 comentários em “Manchetes do dia – 28.2.2025”