Manchetes do dia – 27.2.2025

Hora do Povo – Em todos os oito estados pesquisados, a percepção da população brasileira é que a economia do país piorou. Certamente as restrições fiscais impostas por Fernando Haddad impactaram na avaliação. Em São Paulo, por exemplo, 62% acham que a economia piorou no último ano. Na Bahia, esse percentual chegou à 50%. A maioria dos eleitores de 8 estados acredita que o Brasil está indo na direção errada, e que Lula (PT) deveria fazer um governo diferente nos próximos dois anos.

Hora do Povo – “Surpreendentemente, apesar dos rendimentos relativamente baixos e das longas jornadas de trabalho, os TTPs [trabalhadores de transporte em plataformas] se mostram relativamente satisfeitos com o trabalho realizado nas respectivas plataformas e, quando perguntados se trocariam seu trabalho atual por um emprego com carteira assinada, várias razões para se manterem no trabalho em plataforma foram apresentadas.

Vermelho – No final de 2024, o cineasta Cleonildo Cruz e o economista Luiz Gonzaga Belluzzo foram anunciados como diretores da série de TV Operação Condor, que será coproduzida por emissoras públicas latino-americanas. Dividida em sete episódios, a série vai investigar crimes cometidos por ditaduras do Cone Sul na década de 1970. Com a Condor, apoiada pelos Estados Unidos, esses regimes criaram uma rede clandestina para intensificar a repressão e assassinar opositores que estavam exilados.

Hora do Povo– O governo Donald Trump está conversando com a Rússia e diz que quer acabar com a guerra na Ucrânia. Já o secretário de Estado de Trump, Marco Rubio, chegou a propor que os EUA poderiam “fazer parceria com os russos, geopoliticamente”. Trump está tentando dividir a Rússia da China, na tentativa de isolar Pequim. Segundo Norton, toda a movimentação dos EUA leva em conta centralmente a China. Os Estados Unidos veem a China como a ameaça número um ao seu domínio global.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 27.2.2025

Deixe um comentário