Manchetes do dia – 21.2.2025

Jornal GGN – Luís Nassif: a Fazenda tem um conjunto de ferramentas ao seu dispor, basicamente ferramentas tributárias e regulatórias. A maior parte das medidas depende de outros ministérios. O Plano de Transformação Ecológica foi montado, portanto, com a participação de outros ministérios e agentes em suas áreas de competência. Mas está escondido por trás da visão atual do Ministério.

Hora do Povo – “Eu sei que o ovo está caro. Quando me disseram que está R$ 40 a caixa com 30 ovos, é um absurdo”, disse o presidente. “Vamos ter que fazer reunião com atacadistas para discutir como é que a gente pode trazer isso para baixo. O fato de estar vendendo produto em dólar que está alto, não significa que você tem que colocar no preço do brasileiro o mesmo preço que você exporta”, acrescentou. “Quando se tem momentos como esse que estamos vivendo, não dá para controlar do dia para a noite. Mas pode ter certeza de que nós vamos trazer o preço para baixo”, destacou Lula.

Jornal GGN – Nathan Caixeta: a instabilidade dos preços de alimentos e matérias-primas é um assunto sempre presente nos tempos de crise. Antes e agora. No período entreguerras, John Maynard Keynes observou que a instabilidade de preços dos alimentos vinculava-se profundamente aos episódios de elevada volatilidade nos mercados futuros de comódites. Quando a confiança nos poderes dos mecanismos de mercado declina, os preços dos ativos sucumbem à preferência pela liquidez.

Vermelho – Questionado sobre os primeiros trinta dias do mandato de Trump, Jabbour afirmou que o ex-presidente norte-americano representa a personificação do que o sociólogo Giovanni Arrighi denominou de “caos sistêmico”. Para ele, a estratégia de Trump esta centrada na administração da decadência do império americano, adotando uma política de choque para consolidar a supremacia dos EUA, ainda que por meios turbulentos e imprevisíveis.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 21.2.2025

Deixe um comentário