Manchetes do dia – 15.2.2025

Hora do Povo – No mês de dezembro de 2024, as vendas do comércio varejista restrito voltaram a ficar em baixa, ao caírem -0,1% em relação a novembro (-0,2%, dado revisado de -0,4%). Considerando o comércio varejista ampliado – que inclui veículos, motos, partes e peças; material de construção e atacarejo – a queda foi ainda maior (-1,1%), segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Vermelho – A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou o processo de nacionalização dos investimentos da cultura, de ações culturais para os municípios do país como o MovCEU e de políticas oferecidas como a Lei Rouanet. A entrevista aconteceu nono centro de convenções que recebe o “Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas”, em Brasília. “É um equipamento cultural sobre rodas e chega a qualquer lugar. Antes era só para cidades menores e agora ampliamos para escolas, para as prefeituras levarem a bairros mais afastados.”

Jornal GGN – O STF formou maioria para analisar a aplicação da Lei de Anistia a crimes permanentes, como o de ocultação de cadáver. “A doutrina já há muito tempo fala isso. O Ministério Público sempre alegou isso. A grande vantagem é que, pela primeira vez, nós temos um relator que acolhe essa tese para exatamente ultrapassar aquele entendimento de que a Lei da Anistia botou um cobertor em cima de tudo. Ou seja, na verdade, o crime continua enquanto a pessoa não reaparece, o crime está se propagando no tempo”

Hora do Povo – Com mais de 50 anos de experiência em diplomacia, Amorim reconheceu que o mundo passa por um momento mais instável e que a chegada de Trump seria mais um elemento nesse contexto de imprevisibilidade. Sua crítica está em sintonia com o presidente Lula, que também condenou a iniciativa. “Os EUA participaram do incentivo a tudo que Israel fez na Faixa de Gaza. Então, não faz sentido se reunir com o presidente de Israel e dizer: ‘nós vamos ocupar Gaza, vamos recuperar Gaza, vamos morar em Gaza.’ E os palestinos vão para onde, onde vão viver? Qual o país deles?”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 15.2.2025

Deixe um comentário