Vermelho – “Agora, em 2025, é ano da colheita. Vamos começar a colher o que plantamos”, resumiu Lula. Duas pesquisas Quaest contratadas pela Genial Investimento e divulgadas num intervalo de 45 dias mostram que a “colheita” é apenas uma parte dos desafios para a gestão Lula. A segunda indica que, pela primeira vez desde o início do governo, sua taxa de desaprovação prevalece: 49% dos brasileiros reprovam o trabalho do presidente, ante 47% que o aprovam.
Sputnik – “A companhia estabeleceu novos recordes anuais de produção total própria e operada no pré-sal, com 2,2 milhões de boed e 3,2 milhões de boed, respectivamente. O volume de produção no pré-sal representa 81% da produção total da companhia”, informou a Petrobras. A empresa destacou a entrada em operação das novas plataformas em 2024, no campo de Jubarte, no pré-sal da Bacia de Campos e no campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos.
Jornal GGN – Luís Nassif: O IPCA-15 de janeiro foi de 0,11%. Com isso, a variação anual caiu para 4,5% – ficando dentro da meta, se fosse o IPCA. IPCA-15 é uma prévia do índice principal. Percebe-se que o grande fator de queda foi energia elétrica residencial, que despencou 15,34%. A queda acentuada deve-se à incorporação do “Bônus de Itaipu” nas faturas emitidas nesse mês.
Vermelho – A startup chinesa DeepSeek, sediada em Hangzhou, alçou voos surpreendentes ao lançar um assistente digital gratuito e de alto desempenho, ameaçando diretamente o ChatGPT e os gigantes do setor. O impacto imediato foi uma queda significativa nas ações de empresas como Nvidia, Microsoft, Meta e Alphabet, refletindo o frenesi em torno do novo modelo de inteligência artificial (IA) da DeepSeek, considerado um marco disruptivo no campo.





Um comentário em “Manchetes do dia – 29.1.2025”