Manchetes do dia – 15.1.2025

Jornal GGN – Não existe nem fiscalização de Pix nem de movimentação bancária. O que existe é uma obrigação acessória instituída pela SRF para combate à lavagem de dinheiro, ao financiamento ao terrorismo e à evasão fiscal. As instituições financeiras e outras entidades que operam no setor fornecem à Receita informações sobre movimentações de dinheiro que envolvem grandes somas.

Sputnik –  A lei que limita o uso de celulares nas instituições de ensino da educação básica no Brasil abrange desde a educação infantil até o ensino médio. Conforme o texto, os aparelhos estão autorizados apenas para atividades pedagógicas, situações de “estado de perigo, necessidade ou força maior” e, ainda, garantir a inclusão e a acessibilidade no ambiente escolar.

Vermelho – Um dos maiores nomes da luta contra a escravidão, o jornalista, poeta e advogado baiano Luiz Gama teve seus documentos históricos reconhecidos pela Unesco-América Latina como “Patrimônios da Humanidade”. Conforme apontado pela organização, Gama “trabalhou para assegurar a libertação de pessoas escravizadas ilegalmente, assim como para arrecadar fundos para comprar a liberdade daqueles cuja escravização ilegal não pode ser provada”.

Outras Palavras – A presidenta Claudia Sheinbaum lembrou que os presidentes dos dois países colaboraram em muitos momentos. Porém, frisou, diante das ameaças de Trump, de expulsar milhões de imigrantes mexicanos e impor tarifas proibitivas às exportações mexicanas: “Não vamos regressar ao modelo neoliberal.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 15.1.2025

Deixe um comentário