Hora do Povo – Jair Bolsonaro havia informado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que tinha sido convidado para a posse de Donald Trump na presidência dos EUA no próximo dia 20 de janeiro. Usou essa informação para pedir autorização para viajar àquele país, já que ele está impedido de deixar o Brasil porque responde pelos crimes de tentativa de golpe e intenção de assassinar o presidente eleito, seu vice e o próprio Alexandre de Moraes. O ministro, então, solicitou que o indiciado apresentasse o convite oficial da posse para poder avaliar o pedido.
JMFG – A Amazônia, com sua biodiversidade inigualável, pode se transformar no epicentro mundial da bioeconomia. Essa é a visão do CEO da Natura, João Paulo Ferreira em entrevista ao Estadão, que enxerga na região o potencial para ser o “Vale do Silício da biodiversidade”. Mais do que uma metáfora, o conceito reflete o impacto que a inovação, aliada à sustentabilidade, pode gerar na economia global e no protagonismo do Brasil no cenário ambiental.
Vermelho – Danielli morreu heroicamente em 30 de dezembro de 1972 sem entregar nenhum companheiro. Para acobertarem as circunstâncias criminosas de seu assassinato, o 2º Exército recorreu a uma prática comum na ditadura: adulterar o atestado de óbito, relatando uma suposta “morte em tiroteio”. No documento, assinado pelos legistas Isaac Abramovitc e Paulo de Queiroz Rocha, em 2 de janeiro de 1973, uma “anemia aguda traumática” era apontada como causa mortis. A certidão foi retificada.
Hora do Povo – Com o objetivo de restringir o acesso de Moscou aos mercados internacionais, o governo Biden impôs sanções a mais de 200 empresas e indivíduos ligados ao setor de energia da Rússia. “O governo dos EUA, que sofreu uma derrota séria na eleição presidencial, introduziu recentemente um novo pacote de sanções no setor de energia que cria mais uma vez sérios desafios para a Europa Central. Estas sanções podem levar a um aumento sério nos preços dos combustíveis”, afirmou o chanceler húngaro em mensagem nas redes sociais.





2 comentários em “Manchetes do dia – 14.1.2025”