Construir Resistência – A tentativa de golpe contra a democracia no Brasil completa dois anos. A memória dos atos de ataque à soberania do povo, que causaram danos ao patrimônio físico e imaterial dos Três Poderes, será lembrada pela recuperação das obras de arte destruídas e um abraço simbólico à democracia com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Serão restituídas ao patrimônio público 21 peças, incluindo um relógio do século 17, presente da Corte Francesa a Dom João VI.
Vermelho – Uma nova pesquisa realizada pela Quaest aponta que 86% dos brasileiros desaprovam as invasões às sedes dos Três Poderes ocorridas em 8 de janeiro de 2023. O levantamento também revela que 7% dos entrevistados aprovam os atos e outros 7% não souberam ou não responderam. Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 85% desaprovam as invasões, o mesmo percentual registrado no levantamento anterior.
Jornal GGN – Um soldado de Israel, acusado de destruir um bairro completo de palestinos civis na Faixa de Gaza, caiu na mira da Justiça brasileira, criou um imbróglio das relações diplomáticas entre o Brasil e Israel. Trata-se do militar israelense Yuval Vagdani, que decidiu passar as férias no Brasil com um grupo de amigos em dezembro passado. Por sua atuação em Gaza, ele foi acusado de participar da destruição de uma comunidade no corredor Netzarim, matando palestinos, em situação fora de combate.
Sputnik – O ex-conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, afirmou no ano passado que, durante uma cúpula da OTAN em 2018, o então presidente dos EUA, Donald Trump, “chegou muito perto de se retirar da aliança ali mesmo” na reunião. O cenário pode abrir caminho para a liderança da França na UE, já que o país “historicamente buscou um curso militar independente e às vezes se desviou da rota da OTAN”, destacou o especialista.




Um comentário em “Manchetes do dia – 8.1.2025”