Vermelho – Paulo Vinicius: “um dos malfeitores chamava-se Procusto e tinha um leito de ferro, no qual costumava amarrar todos os viajantes que lhe caíam nas mãos. Se eram menores que o leito, ele lhes espichava as pernas e, se fossem maiores, cortava a parte que sobrava.” O atual momento da luta é marcado pela especulação a favor do dólar e pela pressão do “mercado” para tirar dos mais pobres e preservar privilégios.
Outras Mídias – Se há um traço distintivo na obra de Celso Furtado é a ideia de que não havia restrições objetivas para que o Brasil se tornasse um país forte, soberano, senhor de seu destino, com economia e cultura próprias e com um lugar ao sol no comando dos rumos mundiais. Mas, nele, isso nunca foi reflexo de um imaginário nacional grandioso, mas vazio.
Outras Mídias – De um lado, em discussão entre os mais de 170 países reunidos em Busan, na Coreia do Sul, estavam alguns países produtores de combustíveis fósseis e de plásticos que gostariam de reduzir o debate a medidas de aprimoramento da gestão de resíduos, com reciclagem, por exemplo. Do outro, dezenas de nações favoráveis a limitar a produção plástica.
Sputnik – Há uma pequena possibilidade de que em 2027, ou nos anos seguintes, possa chegar o dia em que praticamente não haverá gelo no oceano Ártico, mas isso não quer dizer que o Ártico vai derreter completamente e para sempre, disse Aleksei Kokorin, especialista russo em clima. Anteriormente, cientistas da Universidade de Gotemburgo apresentaram um estudo, segundo o qual há um risco de que a cobertura de gelo no Ártico, devido às mudanças climáticas, derreta completamente no verão.




Um comentário em “Manchetes do dia – 8.12.2024”