Manchetes do dia – 6.12.2024

Hora do Povo –  A milícia digital bolsonarista vem atacando o general Valério Stumpf, ex-chefe do Estado-Maior do Exército, que se recusou a participar do golpe organizado pelo ex-presidente Bolsonaro, e agora divulga nas redes sociais que o militar é “informante” do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Os ataques bolsonaristas aos generais que rejeitaram o golpe vêm desde novembro de 2022, quando não entraram na onda golpista. Isso tem provocado indignação no alto comando das Forças Armadas.

Vermelho –  O crescimento acima da expectativa foi impulsionado pelo setor de serviços e pela indústria. Em comparação com o terceiro trimestre do ano anterior a alta é de 4%. O bom resultado eleva as expectativas para o PIB neste ano. Antes já revisado e com previsão de fechar os 12 meses em 3,3% pelo Ministério da Fazenda, com os novos dados uma nova projeção deve elevar ainda mais o crescimento econômico brasileiro para 2024.

Monitor Mercantil –  “Esta é a diferença, o porquê de este país não sair da estagnação do ponto de vista do investimento”, explicou Clemente Ganz Lúcio, consultor das centrais sindicais de trabalhadores, no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão). Para Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a baixa oferta de crédito produtivo, que está na raiz na reduzida taxa de investimentos, pode colocar em risco o controle da inflação.

Hora do Povo –  O aspirante a ditador da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, horas depois de ter decretado a lei marcial, cercado a Assembleia Nacional em Seul com tropas e a ver derrubada por unanimidade pelos parlamentares, anunciou uma reunião de seu gabinete para formalizar a suspensão do arbítrio, como determina a constituição sul-coreana, e já retirou os militares. Yoon, cuja aprovação mal chega a 19% enquanto sua primeira-dama está sob investigação por corrupção e tráfico de influência,

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 6.12.2024

Deixe um comentário