Manchetes do dia – 2.12.2024

Vermelho –  O custo de juros no país em 2023 foi de 649 bilhões de reais, soma quatro vezes maior do que o orçamento do Bolsa Família. O mercado financeiro agora rufa os tambores para que a taxa básica de juros, a Selic, hoje em 11,25%, chegue a 13%, 14% até o final do ano próximo, com um aumento precificado pelo mercado de 0,75%, já na próxima reunião do Copom. Cada ponto da Selic custa 38 bilhões reais ao governo com pagamento de serviços e juros da dívida pública. Dois pontos a mais na Selic, custa mais do que o total de cortes previsto para 2025 e 2026.

Hora do Povo –  A Faria Lima não se deu por satisfeita. Queria e quer mais. Quer escalpelar o trabalhador e a trabalhadora para atender seu objetivo maior: locupletar-se cada vez mais. A proposta final do Ministério da Fazenda, por decisão do presidente Lula, não acatou aquelas loucuras, mas seguiu abordando o chamado sacrifício principalmente pelo lado dos mais pobres, essa grande massa de trabalhadores e trabalhadoras deserdados.

Hora do Povo –  O setor da indústria de máquinas e equipamentos teve um aumento nas suas vendas em outubro de 11,3%, aos R$ 26,3 bilhões, sobre o mês de setembro. Sobre outubro de 2023 apresentou aumento de 6,4%. As exportações e as vendas do mercado interno foram as responsáveis pelos melhores resultados do mês. Estimativa da Abimaq é encerrar o ano com queda de 7%. Para 2025, o setor prevê receita líquida total de 3,7%.

Hora do Povo – Milhares de trabalhadores foram às ruas para que o governo volte atrás em suas decisões e estabeleça um diálogo efetivo com as entidades, e resolva definitivamente as demandas do setor, estratégico para o atendimento à população. “Hoje marchamos por um reajuste salarial digno de 3% sobre o IPC acumulado anual, o que representa um aumento real para o setor público, e por mais estabilidade no emprego. Não permitiremos que mudanças nos governos de Estados e municípios se transformem numa carnificina trabalhista”

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 2.12.2024

Deixe um comentário