Manchetes do dia – 20.11.2024

Vermelho –  Desde o primeiro ano da atual gestão, 2023, policiais (militares e civis) tiraram a vida de ao menos 69 jovens menores de 18 anos; 68% das vítimas eram negras. Os dados fazem parte de levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz. O salto registrado foi de 58,3% em relação ao último ano do mandato anterior, do então governador Rodrigo Garcia, quando houve 24 mortes de menores de 18 anos resultantes de intervenções policiais.

Revista Fórum –  João Vicente Goulart: Ouvi esta frase do companheiro Cabeça, Josinaldo José Barros, atual presidente do Sindicato de Metalúrgicos de Guarulhos, na inauguração do auditório Presidente João Goulart, na sede daquele espaço de lutas. A simplicidade da frase nos mostra um profundo sentimento de luta.

Raiz Trabalhista –  Márcio Aurélio Soares: embora o Brasil seja um dos países com maior carga horária de trabalho no mundo, a relação entre jornada prolongada e problemas de saúde é um paradoxo que exige uma análise mais profunda. Estudos nacionais e internacionais consistentes, demonstram que a jornada excessiva está associada a um aumento do risco de doenças cardiovasculares, distúrbios do sono e problemas psicológicos.

Sputnik – O G20 é o principal fórum político de alto nível onde as maiores economias do mundo desenvolvem abordagens comuns para desafios globais na área financeira e econômica. Seus membros representam 85% do PIB global, mais de 75% do comércio internacional e cerca de dois terços da população mundial. Em 2024, o Brasil exerce a presidência anual, e em 2025 ela passará para a África do Sul.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 20.11.2024

Deixe um comentário