Vermelho – O debate sobre a Projeto de Lei (PL) de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 deve partir do pressuposto de que ele trata de crimes gravíssimos. Como disse a presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF) na época, ministra Rosa Weber, a data “se consolida como uma marca indelével da história da democracia constitucional do nosso país” e “será sempre o dia da infâmia”.
Hora do Povo – O Exército Brasileiro indiciou nesta semana três militares no inquérito que investiga a autoria de uma carta endereçada ao comandante da Força em 2022. A chamada “Carta ao Comandante do Exército de Oficiais Superiores da Ativa do Exército Brasileiro”, foi considerada pelo comandante da Força Terrestre na época, general Marco Antônio Freire Gomes, como uma pressão para que aderisse a uma tentativa de golpe de Estado chefiado por Bolsonaro. O Exército investigou em sindicância um total de 46 oficiais que assinaram a carta.
Vermelho – A promessa de modernização dessas unidades continua distante, mas os preços de enterros e cremações dispararam. Segundo o Sindsep (Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo), os pacotes para a realização do funeral mais do que triplicaram nos cemitérios paulistanos. “A principal questão é o valor do serviço que aumentou muito”, disse João Batista Gomes, secretário do Sindsep.
Jornal GGN – O ex-presidente da Bolívia deu início a uma greve de fome que só será irrompida quando aconteça um diálogo nacional, o qual considera “a única forma” de resolver as divergências existentes entre o governo e as organizações sociais. Nas redes sociais, Morales enfatizou que o derramamento de sangue não é necessário, e pede ao Pacto de Unidade e ao Estado-Maior popular “que considerem a quarta medida provisória do bloqueio rodoviário”.





2 comentários em “Manchetes do dia – 4.11.2024”