Manchetes do dia – 28.10.2024

Hora do Povo – Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), registrou alta de 0,54% em outubro, aumento puxado sobretudo pela disparada nos preços da energia elétrica residencial, que subiu no mês 5,29%, com o acionamento da bandeira tarifária vermelha patamar 2. Sozinha, a energia elétrica residencial teve impacto de 0,21 ponto percentual (p.p.), o que corresponde a 38,9% do resultado do IPCA-15, considerado uma prévia da inflação oficial do país (IPCA amplo), que também é calculado pelo IBGE.

Hora do Povo –  É factível dizer que o ex-presidente Bolsonaro foi o grande derrotado neste segundo turno das eleições municipais. O partido dele, PL perdeu em 7 das 9 capitais onde disputou o segundo turno das eleições municipais de 2024. A sigla elegeu apenas 2 prefeitos de capitais no segundo turno, os quais se somarão aos outros 2 prefeitos de capitais eleitos pela legenda, no primeiro turno da disputa. Onde em tese foi vitorioso — São Paulo — não pode comemorar, porque foi irrelevante na disputa, pois apoiou de forma envergonhada o candidato vitorioso.

Fonacate – Os debates promovidos no âmbito da Conferência reforçaram o protagonismo do Fórum como instância de geração de conhecimento, bem como o papel central do serviço público na defesa da sustentabilidade, da inovação e dos princípios democráticos, apontando caminhos para que o Brasil enfrente os desafios do futuro com responsabilidade e inovação. “É urgente repensar nossa relação social, econômica e com a natureza. Saio feliz, porque acredito que cumprimos nosso propósito na 8ª Conferência: refletir sobre como fazer mais e melhor pelo país e pelo planeta”, afirmou o presidente da Fenaud e do Fonacate, Rudinei Marques, na cerimônia de encerramento. 

Outras Palavras – Como a doutrina se infiltrou nas políticas públicas e reestruturou relações entre governo e economia? A história diz que o neoliberalismo realmente existe e tem quase um século de existência. Claro, tem perfis obscuros, como tantas coisas, e claro que há o uso retórico do termo, impreciso, de intenção política, que não ajuda a explicar as coisas, mas o neoliberalismo é um fenômeno perfeitamente identificável.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 28.10.2024

Deixe um comentário