Vermelho – Os recursos oriundos do Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), como parte da estratégia Nova Indústria Brasil (NIB), visam contemplar 42 projetos de modernização de laboratórios públicos e institutos de ciência e tecnologia, realizar parcerias público-privadas, além de garantir uma margem de preferência para compras públicas de de insumos e produtos estratégicos para o SUS nacionais.
Hora do Povo – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que pretende cortar gastos sociais e investimentos públicos para garantir a meta fiscal. Sua meta de zerar o déficit significa a paralisação do crescimento do país. Ele não fala diretamente em parar o crescimento, que já vem sendo bastante tímido nos últimos anos, mas sabe perfeitamente que o resultado dos cortes propostos por ele será esse. Não é à toa que Lula resiste a fazê-los. O presidente sabe aonde isso vai levar o país.
Hora do Povo – De acordo com a coordenadora da pesquisa, Juliana Trece, “a queda da economia pelo segundo mês consecutivo é explicada pela estagnação da indústria e a retração dos serviços. Das três grandes atividades econômicas, apenas a agropecuária cresceu na comparação de agosto com julho. Pela ótica da demanda, a maior parte dos componentes apresentou crescimento. A exceção foi a exportação que apresentou expressiva queda de 2,5%”.
Vermelho – Ainda que demonstrem preocupação, uma vez que possuem soldados na missão, estes países devem fazer uma avaliação mais aprofundada, pois, ao mesmo tempo que pedem para que as bases da ONU não sejam atacadas, Alemanha, Itália e Reino Unido, tem apoiado a guerra israelense e mantido o envio de armas, ainda que indiquem uma redução. O Conselho de Segurança das Nações Unidas também emitiu declaração, adotada pelos 15 membros em consenso, em que pede proteção às instalações da missão da ONU e respeito a resolução 1701.




Um comentário em “Manchetes do dia – 17.10.2024”