Manchetes do dia – 2.10.2024

Outras Palavras – O que são as “cidades de 15 minutos”? Por que apostar numa urbanização compacta e planejada pode gerar qualidade de vida, se não apropriada pelo mercado? Como elas podem melhorar o acesso a transportes públicos, aos serviços e à justiça socioambiental? Existe um grande debate acadêmico sobre as opostas alternativas de se espalhar a população pela área rural e pelas pequenas cidades ou, ao contrário, concentrar a população em cidades maiores e mais concentradas.

Vermelho –  Somente entre janeiro e o dia 16 de setembro, foram verificados ao menos 455 casos de violência deste tipo em todo o país, dentre os quais estão 52 homicídios de lideranças políticas e 15 de familiares.  Além disso, foram mais de cem casos de agressões físicas e 230 ameaças. No recorde por sexo, a grande maioria dos casos de violência foram contra homens, 329, e 126 contra mulheres. No atual trimestre, o estado de São Paulo está à frente, concentrando 29 casos de violência política, seguido pelo Rio de Janeiro, 20

Sputnik – O governo brasileiro decidiu que começará uma operação para resgatar cidadãos brasileiros que estão no Líbano. Inicialmente, a Força Aérea Brasileira (FAB) prevê que a decolagem seja feita a partir do aeroporto de Beirute. A Embaixada do Brasil no Líbano também vem trabalhando em contato permanente com a comunidade brasileira no país árabe e em coordenação com as autoridades locais para viabilizar a operação.

Jornal GGN – “Ele (Trump) provou ser moralmente inapto para um cargo que pede a seu ocupante que coloque o bem da nação acima do interesse próprio”, afirma o The New York Times, destacando que o republicano “provou ser temperamentalmente inapto” para atuar em um cargo que exige qualidades que ele não tem. “Essas características desqualificantes são agravadas por tudo o mais que limita sua capacidade de cumprir os deveres do presidente”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 2.10.2024

Deixe um comentário