Manchetes do dia – 22.9.2024

Jornal GGN – A Polícia Militar utilizou bombas de efeito moral para cumprir decisão judicial de reintegração de posse de prédios da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no campus Maracanã, resultando na prisão de três estudantes e do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). A reitoria estava ocupada desde julho pelos estudantes, em protesto contra a mudança de critérios de seleção e o próprio corte de auxílios estudantis para alunos de baixa renda. 

Vermelho – Pelo dispositivo constitucional, é possível a expropriação, sem indenização, das propriedades rurais e urbanas onde, por exemplo, se localizem a exploração de trabalho escravo. De acordo com o ministro, as informações devem partir das áreas de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e de terras públicas federais não destinadas. O ministro determinou também que cada estado deverá apresentar o diagnóstico para os municípios que compõem seu território e informar, no prazo de cinco dias, se há focos de incêndios sem combate na sua região.

Hora do Povo – A falta de escrúpulos do goiano Pablo Marçal, condenado e preso por roubo a bancos naquele estado, e que veio disputar a prefeitura de São Paulo, não tem limites. Ele acaba de ser flagrado confessando que montou uma grande encenação para obter dividendos eleitorais ao se deitar na ambulância e até usar máscara de oxigênio depois da cadeirada do Datena. Sem saber que estava sendo filmado, o falsário relatou que tudo não passou de encenação e confessou que podia ir a pé para o hospital.

Hora do Povo – A decisão, de grande envergadura, é uma resposta à operação fascista mundial, patrocinada pelos EUA, que busca descreditar o resultado da eleição presidencial, realizada em julho de 2024, que reelegeu, pelo voto popular, o presidente Nicolás Maduro. O questionamento do resultado eleitoral venezuelano é parte de uma operação fascista mundial, que inclui a disseminação da russofobia, bem como de práticas políticas neo fascistas instaladas nos países da Otan, que também incluem políticas hostis contra a China, o Irã, contra Cuba, a Nicarágua Sandinista e também contra a integração latino-americana.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 22.9.2024

  1. Caro Iso, boa tarde! Sobre o texto: O nascimento da necessária Internacional Antifascista na Venezuela, publicado no Jornal Hora do Povo, seguem meus comentários: “Esse artigo, é excelente no que toca a questão do imperialismo e suas ações em nossa América Latina. Ele desnuda o discurso da social-democracia brasileira – conservadora – e mostra claramente, as formas de cooperação desta com o imperialismo, que no Brasil, iniciou-se no pós-ditadura, de maneira clara, mais clara e subserviente com FHC e foi seguido pelos demais governos, até o presente momento, incluindo o intervalo em que o imperialismo nos impôs com o apoio dos capachos e subservientes internos, POR ERROS DA SOCIAL-DEMOCRACIA BRASILEIRA E SEU ENTORNO, o fascismo, com Temer e Bolsonaro. A luta para rompermos com a dependência e conquistarmos nossa soberania, precisa ser travada com seriedade, não com discursos, que tornam-se palavras jogadas ao vento, que enganam as camadas mais empobrecidas, desassistidas do Brasil – que é a ampla maioria de nosso valente e resistente povo – criando um caldo de cultura, para o fascismo penetrar e no poder, esmagar ainda mais esse povo E OS VERDADEIROS DEMOCRATAS. A luta segue, chegaremos lá! PÁTRIA LIVRE! VENCEREMOS! Eng° Celso Soares, em SP, 22/09/2021.

    Curtir

Deixe um comentário