Hora do Povo – No Brasil, no cômputo geral, a taxa composta de subutilização da força de trabalho (percentual de pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e na força de trabalho potencial em relação à força de trabalho ampliada) foi de 16,2% no segundo trimestre deste ano, sendo a menor taxa para um trimestre encerrado em julho desde 2014. Entre os destaques do Sudeste, a maior taxa média de subutilização entre os jovens ficou com Rio de Janeiro (33%), seguida por São Paulo (21,1%) e Minas Gerais.
Hora do Povo – Na primeira etapa deste programa de iniciativa do MDIC estão previstos R$ 3,4 bilhões em créditos financeiros para a compra de bens de capital, sendo R$ 1,7 bilhões em 2024 e a outra metade no ano que vem. “A indústria é o motor do desenvolvimento e voltou a ser prioridade no Brasil. Entre os programas lançados no governo do presidente Lula, um dos mais importantes é a depreciação acelerada. Nesse primeiro momento, ela chegará a 23 setores, o que é um bom começo. Mas temos planos para aumentar os recursos e ampliar seu alcance”, declarou Alckmin.
Hora do Povo – Confirmando o cenário mundial de cortes nas taxas de juros, o Banco Central Europeu (BCE) reduziu sua taxa de juro para 3,5% na quinta-feira, podando 0,25 ponto percentual, o segundo corte seguido desde junho. Levando em conta uma taxa de inflação (CPI) de 2,2%, o juro real na União Europeia está em 1,3%. Antes do BCE, já haviam baixado os juros o Banco da Inglaterra e o Banco da Suíça.
Aporrea – [original em castelhano] Uri Weltmann, Organizador Nacional do Standing Together: “Em uma pesquisa recente do i24news, 52% dos entrevistados disseram apoiar um acordo de libertação de reféns que incluísse o fim da guerra e a retirada completa do exército israelense de Gaza. Enquanto isso, Netanyahu continua isolado, tentando vender à opinião pública Israelense a mentira de que é possível um acordo sobre os reféns enquanto a guerra continua.




Um comentário em “Manchetes do dia – 16.9.2024”