Manchetes do dia – 14.9.2024

Outras Palavras – Mazzuchato: no que diz respeito à água, o mundo enfrenta uma situação insustentável. No entanto, resolver o problema está a nosso alcance; e é o resultado mais fácil de se obter, porque permite lidar com as mudanças climáticas e gerar empregos e crescimento. A situação exige não apenas maior ambição, mas também uma abordagem da água voltada para a missão.

Jornal GGN Esse ano não teremos problema energético. Não teremos racionamento, nós estamos com segurança energética garantida. O que se discute agora é medidas para que a gente continue tendo essa segurança energética e que ela tenha o menor impacto tarifário para o consumidor, porque é muito simples a gente ter 100% de segurança energética, basta você ter 100% de [energia] térmica no Brasil, só que isso tem um custo muito elevado”, afirmou o ministro Alexandre Silveira. 

Vermelho – Ao longo de sua vida, Leci desafiou convenções e abriu caminhos em espaços historicamente dominados por homens, brancos e heterossexuais. Hoje, ao completar 80 anos, a sambista, atriz e deputada estadual por São Paulo se destaca não apenas por sua voz marcante e suas letras de cunho social, mas também por sua incansável luta pelos direitos das minorias. Leci chega às 8 décadas de uma vida marcada por contribuições notáveis à música brasileira e à luta por justiça social.

Hora do Povo – Em um desenvolvimento histórico, o representante permanente da Palestina nas Nações Unidas, embaixador Riyad Mansour, assumiu oficialmente um assento na Assembleia Geral da ONU, pela primeira vez em sete décadas. A presença da Palestina foi possível graças a uma resolução afirmando que ela é elegível para ser membro pleno da ONU, adotada pela Assembleia Geral da ONU em 10 de maio por 143 votos a 19, depois do veto dos EUA em abril no Conselho de Segurança da ONU à aprovação ali do reconhecimento pleno do Estado da Palestina.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 14.9.2024

Deixe um comentário