Manchetes do dia – 11.9.2024

Vermelho – O jornalista José Barbosa Lima Sobrinho, ex-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), grande democrata e patriota, grafou uma polarização que acompanha a trajetória histórica do Brasil, desde seus primeiros passos: o confronto entre o partido de Silvério dos Reis e o de Tiradentes. Confronto, como diz o Programa Socialista do PCdoB, entre os que se separaram da nação e se uniram aos espoliadores estrangeiros, ao imperialismo, e os patriotas, que desde a gênese do país se batem para completar a verdadeira Independência nacional.

Sintaema – Quatro anos após a aprovação da Lei 14.026 de 2020, que alterou o marco legal do saneamento de 2007 (Lei 11.445 de 2007) ao facilitar a entrada do setor privado por meio do enfraquecimento das empresas públicas, o Brasil já registra 321 iniciativas de concessões, privatizações e parcerias público-privadas no setor. A nova lei, aprovada sob a promessa de acelerar a universalização do saneamento, tem resultados práticos ainda longe do esperado.

Vermelho – Com um total de 89 pódios, sendo 25 medalhas de ouro, a delegação brasileira superou suas próprias expectativas e estabeleceu novos recordes na competição. O feito representa um marco importante para o país, que se consolida como uma das maiores potências paralímpicas do mundo. O objetivo do Comitê Paralímpico Brasileiro era ambicioso: alcançar sua melhor campanha na história dos Jogos. E o Brasil não decepcionou. Entre os destaques da participação brasileira em Paris estão as performances no atletismo e na natação, que juntos somaram 62 medalhas.

Sputnik – A agência de notícias estatal da Coreia do Norte (KCNA) informou que Kim Jong-un havia inspecionado o local de construção da base. A mídia citou que o líder do país havia enfatizado o desenvolvimento de uma Marinha moderna como uma prioridade urgente, dado o “ambiente de segurança regional”. Kim também apontou que era natural para um país como a Coreia do Norte colocar ênfase especial nesta área particular, uma vez que é “limitado no lado leste e oeste pelo mar”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 11.9.2024

Deixe um comentário