A população brasileira irá envelhecer. Como ficariam as aposentadorias?

A qualidade de vida e os avanços da ciência, aplicados sobre a população brasileira, já permitem projetar o avanço da expectativa de vida no país. Mas como ficam os gastos previdenciários com a melhor idade?

Fernando Nogueira da Costa traz, em seu Cidadania@Cultura, um panorama lastreado em matéria de Edna Simão no Valor, que mostra como ficaria a idade mínima para se aposentar em 2040 e 2060, se mantidas a razão dos idosos com mais de 65 anos, em relação à população entre 20 e 64 anos, em idade de trabalhar e, portanto, de contribuir para o sistema previdenciário existente em 2020.

No quadro latino-americano que ilustra a publicação referida, parece faltar considerar o avanço na sofisticação tecnológica da produção (para emprestar a expressão de Bresser-Pereira) e a distribuição social de seus resultados.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “A população brasileira irá envelhecer. Como ficariam as aposentadorias?

Deixe um comentário