Hora do Povo – o jornal Folha de S.Paulo começou a publicar uma série de reportagens do notório jornalista norte-americano Glenn Greenwald com o vazamento de mensagens de assessores de Moraes falando sobre a produção de relatórios acerca de ataques contra a democracia. Flávio Dino ironizou que “estamos diante da inusitada situação em que se questiona o exercício de ofício do poder de polícia. O TSE exerce poder de polícia, manda elaborar relatórios, que são apostados a autos concretamente existentes e isso é visto como violação de rito”.
Vermelho – Segundo a Campanha Nacional Despejo Zero, mais de 1,5 milhão de pessoas foram vítimas de despejos ou remoções forçadas entre outubro de 2022 e julho de 2024. O mapeamento reúne casos coletivos de remoção forçada de pessoas e de comunidades inteiras, que foram expulsas de seus locais de moradia. Isso inclui não só os casos judicializados, mas também processos administrativos promovidos pelo poder público.
Hora do Povo – Estudantes da capital paulista realizaram um novo ato em repúdio aos ataques do governo Tarcísio de Freitas à Educação Pública de São Paulo. O protesto que ocupou a Avenida Paulista foi convocado pela UMES e é parte das celebrações do Dia do Estudante – 11 de Agosto e repudiou a tentativa do governo paulista de implementar a famigerada militarização das escolas e o corte de R$ 10 bilhões no orçamento da Educação de São Paulo. “Estamos nas ruas para dizer que o governador que tem preguiça de governar para o povo demonstrou ser um verdadeiro inimigo do povo e da educação pública”, disse Valentina Macedo.
Hora do Povo – Há 7 milhões de crianças argentinas vivendo em situação de pobreza. De acordo com o pesquisador do ISEPC, “a indigência — pobreza extrema caracterizada pela desnutrição — passou de 9,5% no final do ano passado para 20% no último mês. Esses números refletem a situação cada vez mais complexa que se vive nos bairros populares”. A queda do poder aquisitivo dos rendimentos, em meio à recessão que impacta indicadores sensíveis como o nível de emprego, educação e saúde convive com o aumento dos preços devido à inflação.




Um comentário em “Manchetes do dia – 17.8.2024”