Manchetes do dia – 12.8.2024

Escritores de São Paulo – Não há “razão técnica” alguma, ou seja, razão econômica, para a elevação da taxa de juros. Em termos reais, ela praticamente tem se mantido inalterada desde que chegou a 13,75% no ano passado. A taxa nominal baixou para 10,25%, mas a inflação também baixou: tem se mantido em torno de 4%, ou seja, dentro do limite da meta, que é de 4,5%. E assim a taxa real tem estado em torno de 7%. Então, se estamos dentro do limite da meta, por que aumentar a taxa de juros?

Vermelho – Em 2021, uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, sigla em inglês) revelou que o presidente do BC e o então ministro da Economia, Paulo Guedes, apareciam no documento Pandora Papers como proprietários de empresas offshores. No ano passado, sob o argumento de que as investigações violavam a autonomia do BC, Campos Neto conseguiu uma liminar para não ser investigado. A Advocacia-Geral da União (AGU) alegou que a comissão tem a autoridade para avaliar conflito de interesse.

Jornal GGN – Luis Nassif: a exportação de produtos brasileiro com intensidade tecnológica vem crescendo desde 2020.Na análise dos produtos, nos 12 meses acumulados em relação ao período anterior, houve aumento de 2% nas exportações, de 7,1% nos produtos de intensidade tecnológica, e crescimento de dois dígitos para Aeronaves, Instrumentos e Aparelhos profissionais, Aparelhos fotográficos e Máquinas e Aparelhos Elétricos.

Sputnik – A mídia americana noticiou que, embora o dólar continue a superar as moedas mais fortes do mundo, a sua recuperação diminuiu no último mês , devido aos dados económicos, que mostram um saldo negativo. Prova disso é o nível de desemprego nos Estados Unidos, que subiu para 4,3% em julho, o valor mais elevado desde 2021 e superior ao esperado por vários especialistas na matéria, que estimaram que o indicador se manteria nos 4,1%. que apontou em junho deste ano.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 12.8.2024

Deixe um comentário